segunda-feira, 1 de junho de 2009

Retrospectiva...

Cabelos brancos
diz-me o espelho
já são tantos...
E esse escrito grisalho
reflete quantos foram
os passos bem fincados.
Ávida a vida caminhou...
Audácia nos fez
liberdade nos guiou
força nos ergueu.
Nossos ares sempre capazes
desenharam incontáveis emoções.
Vidas nasceram
conheceram nossos colos
e mais tarde
sorrisos inauguraram
os muitos primeiros passos.
Ouvimos promessas.
Cegamos diversidades.
Cantamos paz nas adversidades.
Viajamos cumplicidade
adotando regra privilegiada:
fidelidade
fraternidade
solidariedade.
Perdoamos
o vazio aparente.
Grisalha história eterna.
Saudade retórica presente.
Maturidade.
Paciência.
Palavras...
Imagens cantam na memória
o destino tão distinto.
Sonhos acordados
contam detalhes
do passado presente.
O afeto abraça o tic-tac
vivendo o maior segredo
“você não sabe”
quão veloz é a lágrima
que cai
sobre as minhas mãos
menos hábeis
mais distantes
e, sem tempo
não abraçam mais
as gargalhadas conquistadas
junto das surpresas inesperadas.
Mãos abertas
vivem “tão só”
virando as páginas
e bordando em letras
entrelaçadas
a poesia da vida:

o amor maior.

Somos anjos,
com apenas uma asa
asas que n'alma
se abraçam,
quando se reencontram
de volta ao começo.

 cinema paradiso - ennio morricone - ennio maricone

3 comentários:

Sonia Schmorantz disse...

Lindo poema! Enquanto pequenos temos pressa de crescer, viver...depois começamos a voltar pelas lembranças, lamentando ter crescido tão rápido...
beijos e boa semana

Miguel S. G. Chammas disse...

Noooooossssaa!
Retrospectivas são atitudes para rever e, se possível, reparar atos, momentos, gestos ou decisões.
São, também, formas de afirmar os passos até então caminhados na estrada da vida.
Menina, seca essa lágrima, abra um sorriso e caminhe.
A estrada é longa e os obstáculos muitos.
Vá em frente e VIVA a VIDA.
Ah! Continue a poetar dessa forma maravilhosa.

Soninha disse...

Olá, Ana Lúcia, amada amiga!

Ando tão atrasada com as leituras...Peço que me perdoe.
Ainda ontem, li seu post, posterior a este e, na correria, deixei passar este canto de lembranças, de saudades, temperado com notas tristes...
Para mim, a vida é recheada de lições valorosas.
Quando olho os passos dados, verifico quanta coisa pudemos fazer. Percebo os cabelos brancos que considero troféu, pela caminhada e distâncias vencidas.
Vejo as rugas e me orgulho pelos sinais que a vida nos deixa e que são testemunhas de nossa experiência.
Olhos os bebês que já estão adultos e conforto minha alma pela contribuição que pude dar à humanidade, como mãe, como avó, como tia, como madrinha, como irmã, como filha...
Somos anjos...Sim...concordo.
Somos anjos decaídos tentando nos levantar. Somos anjos com duas asas e não uma. A da sabedoria e a do amor. Duas asas, ainda imperfeitas, mas, que se desenvolverão e se fortalecerão para que maiores voos possamos dar.
Abraço-lhe, minha amiga, nesta hora. E seco suas lágrimas com a paz da amizade.
Que Jesus a abençoe!
Excelente final de semana.
Muita paz! Beijossssssssssssss